Entenda sobre a jornada do consumidor para aumentar as vendas da sua floricultura

Entenda sobre a jornada do consumidor para aumentar as vendas da sua floricultura
1 mês atrás

Se você deseja aumentar as vendas para floricultura, conhecer a jornada do consumidor é uma ajuda e tanto.

Quando falamos especificamente em vendas online, a jornada pode tomar várias formas dependendo das intenções de quem quer comprar uma flor, um buquê ou uma cesta.

Nesse contexto incerto, a floricultura precisa conhecer bem cada cliente para poder atendê-lo com personalidade e excelência.

Afinal, cada consumidor tem necessidades e interesses diferentes, por isso, o atendimento precisa se adequar a essas características.

Preparamos esse texto para que você entre em contato com o conceito da jornada do consumidor e os benefícios que ele pode trazer ao marketing digital da floricultura, confira.

Apresentando o trajeto do consumidor

Como o nome aponta, a jornada do consumidor é o caminho que cada cliente percorre na hora de comprar um produto ou contratar um serviço.

A ideia principal desse conceito é identificar o comportamento de cada consumidor em potencial para poder acompanhá-lo durante a compra. A questão é que cada pessoa vem de um contexto diferente.

Há as pessoas que estão procurando formas de melhorar a decoração de casa, as pessoas que querem presentear amigos, e aquelas que desejam surpreender a outra metade romântica com um arranjo de flores delicado.

Em todos esses casos existem variáveis diferentes que determinam como os clientes devem ser abordados.

Por isso, conheça as etapas da jornada do consumidor para se aprofundar mais no assunto.

Consciência

O primeiro estágio é aquele em que a pessoa identifica um problema ou um desejo. No caso de uma floricultura, pode ser um jovem procurando formas de agradar sua namorada.

Interesse

Ele passa a pesquisar maneiras de realizar esse desejo. Nessa etapa, estratégias como anunciar no Google Ads são de grande ajuda para chamar a atenção.

Consideração

Na consideração, o jovem compara várias floriculturas para ter certeza de qual delas vai atendê-lo melhor.

Decisão

Por fim, é hora de decidir qual será o estabelecimento escolhido, essa seleção leva em consideração vários fatores.

Cabe à floricultura agregar valor ao serviço valorizando elementos como:

  • Preço;
  • Qualidade do produto;
  • Entrega;
  • Atendimento.

Portanto, agora que você está ciente de como funciona a jornada do consumidor, chegou o momento de conhecer os benefícios que ela pode trazer para a sua floricultura.

Por que adotar a jornada do consumidor?

A jornada do consumidor é um conceito típico do marketing digital e beneficia desde o planejamento de anúncios no Instagram Ads até o atendimento mais direto.

Em primeiro lugar, fazer o mapeamento da jornada demanda um conhecimento profundo a respeito dos clientes e demais interessados.

Essa é uma vantagem muito importante, pois garante que as estratégias desenvolvidas realmente atendam às necessidades do público.

Com as jornadas mapeadas, é possível saber exatamente quais são as ações que estão surtindo mais efeito, assim como identificar qualquer etapa que não esteja à altura das expectativas da floricultura.

Por exemplo, se as pessoas estão chegando ao site da floricultura mais pelo Facebook do que por anúncios, é pertinente direcionar os esforços mais concentrados para a rede social.

A jornada do consumidor também beneficia a atuação dos vendedores, pois eles já estarão prontos para atender aos clientes porque vão ter bastante informações à disposição.

A produção de conteúdo se torna mais segmentada, ou seja, a floricultura tem meios para disponibilizar posts e promoções que verdadeiramente atraiam o público desejado.

Aliás, os conteúdos relevantes são os pontos centrais do inbound marketing. A floricultura deve nutrir cada cliente com conteúdos adequados para motivá-lo a passar por todos os estágios.

Ao fazer esse acompanhamento de perto, a empresa ganha tempo e dinheiro, pois corrigir erros eventuais fica mais rápido e as vendas aumentam consideravelmente.

Como você pode ver, a jornada do consumidor proporciona uma série de benefícios para quem a adota no dia a dia da empresa.

Conclusão

Manter uma floricultura envolve mais do que ter lucro e bons produtos. Flores são bens que simbolizam uma intenção ou um carinho especial.

Quem compra flores deseja transmitir sentimentos a alguém especial. Por isso, nada melhor do que um atendimento também especial.

Ao mapear a jornada do consumidor, você e o restante da equipe estarão se preparando para oferecer o melhor suporte possível.

Assim como é necessário saber como funciona o Facebook Ads para usá-lo com excelência, é preciso saber os detalhes do conceito para aplicá-lo

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